Oficina ajuda mulheres de comunidade ribeirinha a produzirem arte botânica

Oficina ajuda mulheres de comunidade ribeirinha a produzirem arte botânica

Mulheres da comunidade Nossa Senhora do Livramento, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, zona rural ribeirinha de Manaus, participam da “Oficina de Arte Botânica – Flores do Livramento” .

Durante três finais de semana elas terão noções de botânica, práticas de campo para coleta ética e sustentável de espécies vegetais (quantidade mínima, espécies não ameaçadas, respeito ao ciclo de vida), demonstração e execução das técnicas de herborização (prensagem e secagem de plantas, além de montagem com identificação popular e científica.

Também serão realizadas rodas de conversa para o resgate de saberes tradicionais relacionados às plantas utilizadas.

O objetivo do projeto é possibilitar fonte de renda para as alunas, que também serão incentivadas a agregar valor do conhecimento tradicional que já possuem, ao artesanato produzido.

A oficina tem como instrutoras Deisy Saraiva, bióloga, especialista em taxonomia de Bromélias, com atuação no Herbário da Universidade Federal do Amazonas (Huam) e Maira Anália Duarte de Souza, professora da UFAM, com experiência em botânica aplicada e extensão comunitária e está sendo realizada no espaço ArteNaMata Cultura, do artista visual Zeca Nazaré, morador da comunidade do Livramento.

O projeto, uma realização da Dabacuri Produções, foi contemplado no Edital da Lei Paulo Gustavo, executado pelo Governo do Estado do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Conselho Estadual de Cultura (Conec) e Ministério da Cultura (MinC).

Publicar comentário

Veja mais